A Comissão Científica do III Simpósio Internacional de Inovação em Educação analisou os trabalhos enviando e selecionou os seguintes trabalhos para apresentação oral e também para apresentação na forma de pôster.
Os trabalhos selecionados para apresentação serão publicados na íntegra nos Anais do III Simpósio Internacional de Inovação em Educação - ISBN: 978-85-65890-03-8.
I - Trabalhos Selecionados Para apresentação Oral no dia 10/Dezembro de 2015 das 13:00 hrs até 17:20 hrs – Salão Nobre da Faculdade de Educação da UNICAMP
T1 - Aulas práticas de biologia no 12º ano – Perspetivas dos professores e sugestões de melhoria
Natália Ferracini, Mariana Gaio Alves
T2- Inovar e Aprender: Os Jogos Digitais nos Processos de Aprendizagens Interativos
Sheilla Silva da Conceição
T3- O Empowerment como Estratégia de Autonomia para Operacionalizar a Inovação Pedagógica na Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju
Max Augusto Franco Pereira, Henrique Nou Scneider
T4- Experiência no uso de metodologia ativas no ensino de Fisiologia, em um curso de graduação em Odontologia
Fernanda Klein Marcondes
T5-Ferramentas Google: Potencialidades de Formação Continuada para Docentes com a Formação de Competências de Domínio Tecnológico
André de Oliveira Garcia, Émerson Rodrigo Baião, Lucas Rodrigues Corrêa, Ricardo Augusto da Silva
T6-Tecnologias Emergentes: educação online, hibrida, colaborativa e adaptativa aplicada em cursos superiores
Luciene Angélica Cardoso Valle, Blanca Martin Salgado
T7-Perspectivas Metodológicas para o Ensino de Matemática – para além da racionalidade instrumental
José Carlos Magossi, Adelino Francisco de Oliveira
T8-Sistema de Pontuação: uma nova metodologia de avaliação integrada às novas tecnologias da informações e comunicação
Eduardo Feriani
T9-Programa Etnomatemática: uma teoria geral do conhecimento para uma Pedagogia Inovadora
Olenêva Sanches Sousa
T10-Uso de Jogos Instrucionais no ensino de Fisiologia Humana
Kelly Cristina Gavião
Os trabalhos selecionados para apresentação na forma de pôster, serão publicados na íntegra nos Anais do III Simpósio Internacional de Inovação em Educação - ISBN: 978-85-65890-03-8.
Tamanho Recomendado do Pôster para apresentação : 90 cm de comprimento x 120 cm de altura. É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.
Turma A – Dia 9/12/2015 das 9.30 hrs até 17:30 hrs e Dia 10/12/2015 das 9:30 hrs até 12:00 hrs
A1 – Cultura na Escola: O currículo holístico na prática pedagógica
Valdete Venturote Bastos
A2 – Ensino Centrado no Aluno, uma proposta de ensino
Aline Luanda C. Freitas, Arthur B.D. Sena, Edgar da Rocha, Rita C. G. Revolledo, Stéphanie Rodrigues Panutto
A3 – Uso de simulador de alta fidelidade no ensino prático de farmacologia do sistema nervoso central em medicina
Joelmir L.V. Silva, Cintia Y. Morioka, Rodrigo L. Marcos, Nixon A. Pereira, Ana Flávia G. Guillen, Ramon C. Ramalho, Thais L. Albiero, Karen K.K. Silva, Cinthya C. G. Duran, Renata M.D. Gallotti
A4 – Relato de Experiência: Autonomia e Combinados Vistos na Prática
Hellen Ferreira
A5 - O Estudo da Função Exponencial: Novos Caminhos, Novas Práticas
Jussara Gomes Araújo Cunha, Karine Socorro Pugas da Silva, Marcus Túlio de Freitas Pinheiro
A6 – As TIC nos processos de leitura e escrita na escola: uma reconfiguração de práticas
Sandra Maria Ferreira de Souza, Cristiane Silva Mendes Noqueira, Balbina Santos de Oliveira
A7 – Uso da Pesquisa-Ação Colaborativa: Identificação e Socialização das Inovações de Práticas Pedagógicas na Educação Superior
Cleudinéte Ferreira dos Santos Souza, Elci Nilma Bastos Freitas, Lucile Ruth de Menezes Almeida, Clebson dos Santos Mota
A8 – Dinâmica Radiofônica e Televisiva: Vivendo o Personagem por um dia
Elizabete Oliveira da Silva
A9 – Discussões para a montagem de um curso de violão à distância em ambientes digitais
Roberto Marcos Gomes de Onófrio
A10 – Aprendizagem Mediada por Ambiente Telemático: Proposta de aquisição de domínio da língua Inglesa para Ensino Médio das Escolas Semi-Integrais do Pernambuco
Uiara Ferreira da Silva, Kathia Marise Borges Sales
A11 – Proposta para Inovar o Ensino de Programação para Internet nos Cursos Técnicos em Informática utilizando Khan Academy
Emerson Rodrigo Baião, Henderson Tavares de Souza
A12 – Qualidade de Vida no exercício docente
Ivo Gianfaldoni, Diva Valério Novaes
A13 – Simulação realística no ensino e treinamento no pós operatório de uma retosigmoidectomia: uma evidência baseada na prática integrando ensinamentos ao quadro clínico de complicações pós-operatórias
Cíntia Yoko Morioka, Joelmir Lucena Veiga Silva, Nixon Alves Pereira, Leonardo Carvalho Serigiolle, Helbert Minuncio Pereira Gomes, Mariana Luzia Aron, Renata Mahfuz Daud Gallotti, Cinthya Cosme Gutierrez Duran, Cheng Ching Huang
A14 – Utilização de um centro de simulação realística no ensino de saúde coletiva e saúde da mulher
Nixon Alves Pereira, Luiz Leite de Menezes, Cintia Yoko Morioka, Joelmir Lucena Veiga da Silva, Renata Mahfuz Daud Gallotti, Cinthya Cosme Gutierrez Duran
Turma B – Dia 10/12/2015 das 13:30 até 17:30 e Dia 11 /12/2015 das 9:30 hrs até 17:00 hrs
B1 – Experiência de Form(Ação) e as Tecnologias no Ensino Superior: Práticas Pedagógicas Inovadoras no Curso de Pedagogia
Mary Valda Souza Sales
B2 – Educação Socioemocional e competências para o Século XXI: Programa Compasso: Relato de Prática
Ana Luiza Raggio Colagrossi, Elianara Wollmeiter, Eliane Pereira Domingues da Silva e Francila Freitas Pereira de Novaes
B3 – Metodologia Ativa de aprendizagem na Educação a Distância: notas sobre a formação do professor
Jeniffer de Souza Faria
B4 – ExperimentAÇÂO: ensaios para a busca de metodologias inovadoras
Lourdes Luz, Nara Iwata, Tania Werneck
B5 – A convergência midiática no ensino jurídico
Claudia Gamberini Mardones
B6 – A formatação do vídeo enquanto incremento às novas metodologias de ensino aprendizagem
Aldo Mendes Filho, André de Oliveira Garcia, Émerson Rodrigo Baião, Ricardo Augusto da Silva
B7 – Desenvolvimento de um percurso de estudo e de pesquisa (PEP) para o ensino e aprendizagem da fatoração polinomial
Míriam do Rocio Guadagnini, Marlene Alves Dias
B8 – Tecnologia Educacional e Formação de Professores: um novo olhar para a inclusão
Ane Caroline de Souza Pereira
B9 – Uma Ferramenta do Presenta para compreender o passado: Memórias de um professor de história sobre o uso de computador em sala de aula
Suellen de Souza Lemonje
B10 – Possibilidades de diálogo entre a Física e a Arte a partir de uma proposta metodológica
Franciéle Gonçalves Oliveira, Fernanda Keila Marinho da Silva
B11 – Reflexões da Gestão Escolar de um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Natal/RN
Ailton Ribiero da Siulva, Marta de Souza Câmara, Pedro Isaac Ximenes Lopes
B12 – Desenvolvimento de conteúdo para um Programa de Capacitação na utilização de um ambiente de autoria fundamentado no conceito de micro - conteúdo para plataforma móvel
Mirela Campos do Amaral
B13 – Racionalização no Ensino Profissionalizantes: Em estudo sociológico do Centro de Educação Profissional (CEDUP) Hermann Hering
Bruna dos Santos Bolda
|